Criado em terça-feira, 19 outubro 2021 16:17

Nota à comunicação social 11/10/2021 

Passeio de domingo

Na manhã 10 de Outubro, os activistas da CDU no seu passeio de domingo, percorreram a pé, o trajeto entre duas colónias de gatos: uma formal, com abrigo próprio, a colónia de gatos da Rua do Brasil e a de Fundo de Vila, junto à pista de corta-mato, onde se aguarda a formalização da nova colónia e a instalação do abrigo. Entretanto vão sendo protegidos pela boa vontade de cuidadoras informais.

A colónia de gatos parece ser uma ferramenta interessante na forma de tratar, com respeito e humanidade, estes animais. Sobretudo se lhes conseguirem garantir as adequadas condições de alimentação, saúde e higiene.

 Neste passeio, salientam-se ainda alguns aspectos:

- No percurso realizado, grande parte ao longo da Linha do Vale do Vouga, observa-se a existência de um território considerável, onde apenas se verifica a tímida tentativa da instalação de hortas comunitárias, mas sem uma intervenção com planeamento cuidado, com auscultação à população, garantindo uma intervenção que propicie progresso e contribua para a humanização da cidade.

- A situação da mobilidade pedonal na zona percorrida na Rua da Linha do Vale do Vouga é preocupante. A cidade tem que ter a frontalidade de olhar para este assunto, da falta de condições para se percorrer a pé diversos espaços, e resolver o problema com eficiência.

 A frequência com que, na nossa cidade, os peões têm de caminhar pela beira da estrada porque não existe passeio, ou não é seguro, ou está ocupado com obstáculos, é preocupante. A foto ilustra bem o que dizemos.

É mais uma situação que confirma o que a CDU há muito tem vindo a recomendar ao executivo:  a criação de um Plano Municipal de Mobilidade Pedonal.

Comissão Coordenadora de S J Madeira da CDU