Carta Aberta - A situação crítica do Hospital

Comissão Coordenadora de S. João da Madeira da CDU
Rua Alão de Morais-526, S. João da Madeira

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira.
Exmo. Senhor Provedor da Santa Casa de Misericórdia de S. João da Madeira.

A situação crítica do Hospital Distrital de S. João da Madeira preocupa todos os sanjoanenses. A CDU, partilhando a mesma preocupação e solidária com os munícipes, dirige-se a Vossas Excelências, desta forma.

A Assembleia Municipal de S. João da Madeira aprovou, por unanimidade, uma moção apresentada pela CDU, defendendo a reposição da urgência e a manutenção do hospital no SNS, sob a administração do Estado, não obstante a orientação contrária do atual governo, bem como do seu predecessor.

Esta aprovação, mesmo sem quaisquer outras considerações, é muito significante. Ela traduz a vontade de um órgão autárquico que representa os munícipes e, sobretudo, que conseguiu este consenso específico em relação ao Hospital.

Ao exposto, associamos, ainda, o facto de o grupo parlamentar do PCP ter apresentado na Assembleia da República um projecto de Resolução que, apesar de não ter sido aprovado, consensualizou toda a oposição em relação ao seguinte:

-   Preservar a gestão pública do hospital;-   Repor, imediatamente, a Urgência Cirúrgica;-   Assegurar os profissionais necessários.

Na iminência de as próximas eleições legislativas não reiterarem a governação a favor da atual coligação partidária e política, estarão reunidas as condições favoráveis à implementação das três prioridades anteriormente elencadas.

Assim, acreditando na seriedade daqueles que, enquanto oposição, têm aderido às reivindicações do concelho, e certos de que, enquanto governo, serão consequentes e condizentes com as suas atuais posições, vimos apelar a Vossas Excelências para que suspendam todas as negociações que se encontrem em curso com o Ministério da Saúde, com vista à integração do hospital de São João da Madeira na Santa Casa de Misericórdia.

Este apelo é feito na convicção de que a nossa pretensão vai ao encontro da moção aprovada na Assembleia Municipal, bem como das legítimas aspirações dos munícipes e das populações vizinhas.

Atentamente.

Alice Vieira — 1.ª eleita da lista da CDU à Assembleia Municipal.

Jorge Cortez — 2.º eleito da lista da CDU à Assembleia Municipal.

(Pela Comissão Coordenadora de S. João da Madeira da CDU).