Contacto

 

Centro de  Trabalho de São João da Madeira

Morada Centro de Trabalho: Rua Alão de Morais, n.526, 3700-200, S. João da Madeira

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 


 

 
Apresentação dos cabeças de listas da CDU aos órgãos autárquicos.
 
 
Realizou-se no passado dia 31 de Março a conferência de impressa de apresentação dos cabeças de listas da CDU aos órgãos autárquicos, onde foram feitos breves apontamentos do programa para o município e do trabalho realizado:
 
 "Damos continuidade à proposta do nosso coletivo para a cidade, que se destaca por um permanente compromisso e trabalho com a humanização da cidade, e o combate à pobreza. Propomo-nos a continuar o nosso trabalho nesse sentido, continuado por isso mesmo a defender:
 
-O direito à habitação. O município deve mobilizar os meios possíveis e disponíveis na sua esfera para melhorar a oferta de habitação social e promover a habitação económica. Recordar, que foi neste mandato que se concretizou a aquisição das habitações da PSP e GNR para habitação social, na Devesa Velha e na Mourisca, e foi a CDU, que ao longo dos últimos anos lutou para a concretização deste processo.
 
-A CDU entende a água enquanto direito humano e não um negócio no qual haja necessidade de incluir o privado na gestão. E por isso, não concordamos com o atual modelo de gestão que deve ser alterado garantido a qualidade e equilíbrio do serviço com uma baixa na fatura da água.
 
-Para a CDU, a mobilidade e os transportes são uma forma muito importante de humanização da cidade. Damos importância à promoção de uma mobilidade suave, ecológica e segura que diminua o uso do automóvel e que facilite o quotidiano dos munícipes. Daí a importância dada à mobilidade pedonal e a necessidade da melhoria e alargamento dos passeios, nalguns locais chegam a ser perigosos , sobretudo tendo consideração pela população mais idosa, até para evitar quedas.
 
-O TUS achamos que funciona bem, mas pode ser melhorado com correção de linhas e eventualmente a introdução de uma nova linha.
 
-Continuamos a pugnar pela requalificação e reestruturação da linha do vale do Vouga. Uma luta da CDU desde o início do século, que impediu o seu encerramento e a destruição do serviço à população. Recentemente foi a CDU que fez a proposta, aprovada por unanimidade, de uma comissão na Assembleia Municipal para o acompanhamento deste assunto. ( não estamos especialmente interessado nas questões técnicas, que devem ser deixadas aos técnicos, queremos é sobretudo um processo de requalificação que avance)
 
-Defendemos a necessidade de repensar os impostos no concelho. O IMI deve baixar para o mínimo legal. Por outro lado a derrama, um imposto sobre o lucro de empresas com grandes volume de negócios deveria subir para o máximo ( 1,5% )
 
-Defendemos o apoio ao comércio local e aos agentes económicos sobretudo da indústria transformadora para dinamizar o tecido económico e ajudar a formação de postos de trabalho qualificados e bem remunerados no concelho. Não nos parece que a Sanjotec seja suficiente para promover e garantir que o investimento da câmara municipal se reflete realmente na atividade económica da cidade gerando emprego qualificado e vantajosos para a população e que as empresas se fixam na cidade. E por isso, este projeto deve continuar a ser debatido.
 
-Manifestámos a nossa solidariedade com os trabalhadores da SIACO, e propusemos que se garantisse o sustento imediato dos trabalhadores, impedindo o desmantelamento desta importante unidade industrial, viabilizando os postos de trabalho e assegurando assim o seu contributo para a economia nacional e local, e para o emprego. Interviemos também no sentido de chamar a atenção para o emprego em algumas grandes superfícies aprovadas na cidade, alertando para a situação dos baixos salários e carreiras desvalorizadas; contratos precários e os horários que desregulam completamente a vida dos seus trabalhadores, enquanto o setor obtém lucros milionários.
 
Este é um programa que está em construção permanente, que resulta do trabalho coletivo dos militantes, amigos e simpatizantes da CDU. O nosso coletivo está em contacto com o movimento associativo da cidade e com os munícipes e estamos sempre disponíveis para receber os seus contributos e alertas. Assumimos objetivos muito concretos de luta pela melhoria do bem-estar dos munícipes. Assumimos o compromisso de lutar, com honestidade, determinação e competência por uma cidade mais humanizada.
 
 
Apresentação dos cabeças de lista da CDU:
 
Joana Dias - candidatada à Câmara Municipal:
-Administrativa. Faz parte da Direção Regional do PCP, com destacado trabalho na atividade sindical do setor social e foi dirigente do CESP - Sindicato dos trabalhadores do comércio, escritórios e Serviços de Portugal - foi cabeça de lista da CDU pelo circulo de distrito de Aveiro na últimas eleições legislativas, foi também eleita da CDU na assembleia de freguesia e é ativista do Movimento Democrático de Mulheres.
 
Jorge Cortez - candidato à Assembleia Municipal:
-Engenheiro. Membro do PCP. Autarca destacado no município, foi membro da assembleia de freguesia, membro da câmara municipal e da assembleia municipal e vereador da câmara municipal: Associado de diversas instituições da cidade: Associação Desportiva Sanjoanense, Bombeiros Voluntários, Banda da música, Cooperativa de Habitação Económica 11 de Outubro.
 
Dulce Bizarro - candidata à Assembleia de Freguesia:
-Profissão assistente comercial de exportação, é católica praticante e foi catequista. É membro do PCP.
 
Rita Mendes – Mandatária:
-Professora de 1º Ciclo e Doutorada em Supervisão Pedagógica. Membro do PCP. É a eleita da CDU na Assembleia Municipal no mandato em curso, é a representante e a cara do trabalho do nosso coletivo."
 
 
 
 

 
Isabel Cristina Tavares, Operária Têxtil, cabeça de lista pelo nosso distrito.
 
É com muito orgulho e confiança que avançamos para mais uma batalha eleitoral onde o contacto com todos, dando conhecimento das nossas propostas e das soluções que temos para o país será a nossa prioridade.
A CDU Avança Com Toda a Confiança!
 
 
 
 

 
 

Contacto com os trabalhadores...

 

...há duas semanas, na ERT, S. João da Madeira, o PCP esteve à conversa com os trabalhadores e foi recolher o seu apoio para reivindicar melhores salários.

 

 

 


 

 Voto de Saudação, proposto pela CDU, aprovado.

 

Foi aprovada por unanimidade, dia 27 de de Fevereiro, na Assembleia Municipal de S. João da Madeira a saudação proposta pela CDU.

 

Voto de Saudação

 

 8 de Março - Dia Internacional da Mulher, um símbolo da luta e aspiração das mulheres à emancipação social

 

 

Na passagem do dia internacional da mulher a eleita da CDU saúda as mulheres que vivem, trabalham ou estudam em S. João da Madeira, as que afirmam o valor da participação das mulheres no pulsar da vida local -  colectividades de cultura e recreio, no teatro, no desporto, nos bombeiros, nas forças de segurança, nos sindicatos e outras entidades e organizações sociais.

 

Uma saudação ainda às trabalhadoras do Município e da nossa freguesia, que nas diversas áreas de intervenção contribuam para garantir a prestação de serviço público que garante o funcionamento da vida do concelho – na limpeza urbana, nos jardins, no atendimento à população, no ambiente, no urbanismo, nas escolas nos equipamentos desportivos, culturais e sociais e também as que apoiam o trabalho dos eleitos nos órgãos autárquicos. Uma saudação, que naturalmente, se estende às eleitas nos diversos órgãos autárquicos. 

 

Assinalar o Dia Internacional da Mulher é prosseguir com o simbolismo desta data que, desde 1910, se transformou num símbolo da luta das mulheres em todo o Mundo pelos direitos das mulheres, justiça social e pela Paz.

 

Em Portugal, num tempo em que era proibida a sua comemoração, diversas mulheres assumiram esta data como um símbolo de luta pelo derrube do fascismo, contra a guerra, por melhores salários e condições de vida dignas, pela liberdade e por direitos.

 

Desde a primeira comemoração em liberdade e democracia, 8 de Março de 1975, até aos nossos dias, o Dia Internacional da Mulher tem sido uma oportunidade para dar voz às mulheres na sua exigência de igualdade no trabalho, na família e na sociedade nos 365 dias do ano.

 

A eleita da CDU na Assembleia Municipal de 27 de fevereiro de 2025 afirma o seu compromisso:

 

Para com a valorização da participação das mulheres na sociedade e pelo direito de serem realizadas políticas que ponham fim às persistentes desigualdades e discriminações e pela limitação do exercício de direitos no trabalho, na família, na maternidade, no acesso a cuidados de saúde, em particular na saúde sexual e reprodutiva, na participação política, na cultura ou no desporto. As mulheres continuam a enfrentar várias formas de violência, nomeadamente a violência doméstica e a exploração na prostituição.

 

Para a defesa de mais e melhores serviços públicos de proximidade e qualidade condição necessária para efectivar a igualdade, em especial no SNS assegurando o direito de todos à saúde, o adequado acompanhamento da gravidez, parto hospitalar e cumprimento da lei da IVG.

 

Pela responsabilidade do Estado no reforço de recursos humanos, técnicos e financeiros para que os serviços públicos – centros de saúde, hospitais, escolas, universidades, forças de segurança, policia criminal, Ministério Público e serviços de segurança social – possam concorrer para a eficácia dos instrumentos legais de prevenção da violência doméstica, de adequada protecção das vitimas, de uma efectiva intervenção com programas dirigidos aos agressores para prevenir e combater a reincidência desta grave prática social.

 

Por uma Estratégia de Prevenção e combate à exploração das mulheres na prostituição, com a implementação de programas de saída para quem assim o queira fazer. Uma estratégia que não criminaliza, nem estigmatiza as mulheres, antes reconhece que o Estado tem que reconhecer que estamos perante uma intolerável forma de violência sobre as mulheres sujeitas a este negócio sórdido, mas que igualmente atenta contra a dignidade e direitos de todas as mulheres.

 

E saúdam todas as mulheres, trabalhadoras, mães, avós, estudantes da cidade, reconhecendo o valor da sua imprescindível participação enquanto motor transformador da sociedade.

 

 

Assembleia Municipal de S. João da Madeira

 

Rita Mendes (eleita da CDU)

 


 

"Aumentar salários e pensões. Para uma vida melhor!"

 

Continua a acção nacional do PCP "Aumentar salários e pensões. Para uma vida melhor!", hoje no contacto e recolha de assinaturas com os trabalhadores da Forvia em S. João da Madeira.