- Detalhes
- Criado em quinta-feira, 02 outubro 2025 23:08
Assembleia Freguesia de São João da Madeira 26-09-2025
Dulce Bizarro
Apresentação do Projecto-Lei do PCP
A CDU convida-o(a) para a sessão pública de apresentação do Projeto de Lei do PCP que pretende “a reversão do Hospital de São João da Madeira para o Ministério da Saúde”.
A sessão realizar-se-á no Monumento Arquitectónico da Praça Luís Ribeiro, pelas 18 horas de segunda feira, dia 11. e contará com a participação de:
Diana Ferreira - Deputada do PCP
Jorge Cortez - Candidato da CDU à presidência da CM






Horário: Sábado, 09 de Março às 19h30
Local: Centro de Trabalho de S. João da Madeira
Preço: 6 estrelas
Contacto: 919080283
Organização Concelhia de S. João da Madeira do PCP
Uma vez mais as trabalhadoras da Califa/ArtLabel estão em greve para reclamar da empresa o pagamento dos seus salários. Já não lhes bastava não terem recebido ainda o subsídio de férias e de Natal!
Continua a ser tarefa árdua ser-se trabalhadora desta empresa! Empresa cujo produto é de reconhecida qualidade, fruto do profissionalismo de trabalhadoras que, algumas há dezenas de anos, dão o seu melhor e a quem é negado atempadamente um parco salário, muito semelhante ao ordenado mínimo nacional!
Às trabalhadoras da Califa, não basta trabalharem muito e trabalharem bem. Elas têm também que lutar por aquilo que é seu: o seu salário, os seus direitos enquanto trabalhadoras! Elas cumprem, mas têm de defender o património da empresa, que alguns parecem querer “desviar”, condenando a Califa à morte e as trabalhadoras ao desemprego!Elas cumprem, mas têm que lutar para fazer com que o outro lado, o patronato, cumpra! Este é um problema com que se confrontam muitas vezes e há muito tempo!
A Comissão Concelhia de S. João da Madeira do PCP solidariza-se uma vez mais com estas trabalhadoras que com coragem lutam pelos seus direitos, e ao fazê-lo defendem a continuidade de uma das maiores empresas do sector na região, a produção nacional e os interesses do país. Com a sua luta estão também a impedir o agravamento do já imenso número de desempregados no concelho e a proteger a Segurança Social que é de todos nós!
A Comissão Concelhia de S. João da Madeira do PCP, que ao longo dos anos tem acompanhando a luta da Califa/ArtLabel, saúda uma vez mais a coragem, a determinação e a persistência das trabalhadoras que lutando pelos seus direitos, defendem os seus postos de trabalho e contribuem desta forma para dar futuro a este país!
Senhores Jornalistas!
Agradecemos a vossa presença, hoje e aqui, já que é um imperativo manifestarmos a nossa mais viva inquietação, pela situação a que chegou o nosso hospital e os passos que vai dar a curto prazo! Vão ser passos muito curtos e limitados pelos constrangimentos a que os vários Governos o têm sujeitado, traçando-lhe um futuro imediato muito preocupante:
- O Hospital Distrital de S. João da Madeira caminha desesperadamente para o fecho definitivo, com o inerente e óbvio prejuízo de toda uma população!
PORQUÊ ? Vejamos a realidade:

Realizou-se, na passada sexta-feira, o debate "A crise Capitalista - ponto de situação e perspectivas", na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira com a participação dos economista Carlos Carvalhas e Miguel Viegas.

A Crise Capitalista
Debate com Carlos Carvalhas, economista e membro do Comité Central do PCP
8 de Abril (sexta-feira) 21,30h na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira
O nosso olhar sobre o “comércio tradicional” da cidade!
A eleita da CDU na última sessão da Assembleia Municipal manifestou a preocupação com o estado do comércio tradicional em S. J. Madeira, principalmente no centro da cidade e indagou a câmara municipal da seguinte forma:
Esta é, sem dúvida, uma situação preocupante. Assiste-se a uma quebra cada vez mais evidente que se traduz numa perda para a economia local, para o movimento, para o urbanismo e segurança no concelho. Esta situação agravou-se, necessariamente, pelo excesso de grandes superfícies na cidade. E infelizmente, tínhamos razão quando referíamos que o 8ª Avenida iria potenciar ainda mais esta situação. Não obstante, a pequena indústria da cidade também se recente, obviamente.
A câmara municipal já deve ter reparado nisso e deve, assim como nós, estar preocupada com esta questão. Assim, gostaríamos de saber se estão a pensar fazer alguma coisa em relação à revitalização do comércio tradicional na cidade.
Sobre a hipótese da redução do número de concelhos e de freguesias, a CDU manifestou, na sessão da Assembleia Municipal de 24 de Fevereiro, a seguinte posição:
Para nós, a possibilidade de extinção de freguesias ou de municípios mais não é que um atentado à vida e representação democráticas.
A criação de municípios e freguesias procura aproximar cada vez mais a administração dos cidadãos, alargando a reprodutividade dos pequenos investimentos imprescindíveis ao bem-estar e á dinamização dos tecidos económicos das comunidades, prevenindo a desagregação social. Passa também por distribuir com justiça os recursos públicos pelas autarquias locais; descentralizar, alargando as atribuições destas com reforço dos meios necessários e respeitar a sua autonomia.
A CDU está preocupada com o transporte de doentes!
Com a criação do Serviço Nacional de Saúde, os transportes de doentes passaram a ser assegurados pelos serviços do Estado ou concessionados a outras entidades.
No caso de S. João da Madeira, esse serviço era muito bem assegurado pelos bombeiros que para isso adquiriram viaturas adequadas e pessoal com as qualificações necessárias ao bom desempenho deste serviço.